Missão: Promover e apoiar os grupos mais vulneráveis da sociedade, em especial dos residentes no interior raiano, prestando um serviço qualificado e diversificado de referência.

Visão: A Santa Casa da Misericórdia do Soito pretende ser reconhecida como uma IPSS de referência, baseada no trabalho de equipa e numa gestão sustentável. No futuro deseja alargar o leque de respostas sociais e construir-se-á um lar residencial, um CAO – Centro de Atividades Ocupacionais para pessoas com deficiência. Como os sonhos são imensos, continua projetada a Unidade de Cuidados Continuados, alargando os seus atuais horizontes.

Valores:

  • Sintonia com os Utentes – ter a capacidade de se colocar no lugar do utente, perspetivando as suas necessidades explícitas e implícitas, sendo capaz de manter uma gestão da proximidade real e efetiva.
  • Espírito de Equipa e de Missão – partilha de conhecimento e de experiências orientadas para as finalidades comuns e interagindo com os restantes elementos do grupo de modo a garantir que todos alcancem o sucesso. O sentido de responsabilidade individual e o espirito de solidariedade complementar são fulcrais para atingir os objetivos da instituição.
  • Lealdade – capacidade de se manter fiel à missão, princípios e valores da instituição, mesmo perante a adversidade.
  • Disponibilidade – abertura, polivalência e flexibilidade mental e temporal de todos os membros da equipa.
  • Atitude Empreendedora e Positiva – capacidade real de trabalho, planeando, prevendo e antecipando todas as variáveis e cenários, minimizando deste modo quaisquer impactos negativos e atuando, ainda, com perseverança no intuito de encontrar soluções para os problemas com os quais nos deparamos diariamente, mesmo os mais difíceis.