Vivemos num mundo em constante mudança e evolução. Os desafios colocados pela globalização económica e o consumo desenfreado de bens e recursos têm como uma das consequências o agravamento das desigualdades sociais.

O envelhecimento da população, o isolamento e a solidão, são desafios diários para os quais urge dar resposta e, nesse âmbito, pretende esta instituição assumir um papel preponderante.

Ao longo dos últimos anos, a Santa Casa da Misericórdia do Soito, tem seguido um trajeto de solidariedade social no apoio à população local e na resposta imediata aos mais desfavorecidos. Sob o lema “aqui cuidamos”, procuraremos ao longo do atual mandato melhorar os nossos serviços no intuito de uma maior proximidade para com os residentes locais com o objetivo de melhorar as suas condições de vida.

A saúde e bem-estar de todos, sobretudo dos mais vulneráveis (crianças e idosos), condições dignas de alojamento, os maus tratos, a solidão, a falta de emprego são problemas que afetam a nossa sociedade e para os quais procuraremos dar uma resposta imediata.

É nesse sentido que se desenvolverão os futuros investimentos: a construção do Lar Residencial e do Centro de Atividades Ocupacionais, o processo de certificação para melhoria contínua dos serviços, o aumento de capacidade da creche, a melhoria substancial do Apoio Domiciliário, com a oferta e prestação de novos serviços, e a inovação social são prioridades do nosso mandato. Assumiremos a responsabilidade de ser uma das maiores entidades empregadoras do concelho, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

Preservando a nossa história, iremos ainda adotar uma nova estratégia de comunicação com uma nova imagem, mais atual e moderna, uniformizando procedimentos, sempre no íntimo respeito dos valores da instituição.

Aos nossos colaboradores diários, funcionários e voluntários, procuraremos proporcionar-lhes um ambiente interno que promova a sua satisfação pessoal, disponibilizando os meios e os recursos necessários para o desempenho das suas funções, apostando na sua formação profissional para aumentar o seu envolvimento e empenho em atingir os objetivos da Instituição. Do seu profissionalismo e dedicação depende o bem-estar dos nossos utentes. E nesse aspeto, estaremos certamente na primeira linha.

O nosso compromisso é dar resposta à comunidade e ajudar os mais vulneráveis. Com o apoio dos irmãos, com o empenho de todos, e com a certeza de que estamos a praticar o Bem, contribuiremos por certo para uma melhor qualidade de vida de todos os envolvidos.

O Provedor
Tiago Nabais