A Animação dos Idosos
Sou animadora na Santa Casa da Misericórdia do Soito e na nossa instituição valorizamos muito a animação dos idosos.

As atividades de animação são muito importantes para os nossos utentes porque, com o envelhecimento existe uma progressiva diminuição das capacidades físicas e mentais que vão alterando os seus hábitos e as suas rotinas diárias.


A animação ajuda os idosos a encarar o seu envelhecimento como um processo natural e de forma positiva. A sua participação nas atividades é um desafio para eles, devido às várias limitações em que se encontram, pela idade e pelas suas condições de saúde.


Nós animadoras, trabalhamos em colaboração com toda a equipa multidisciplinar e com as próprias famílias dos idosos, é um trabalho diário e continuo em que todos devem participar no sentido de proporcionar uma vivência digna e de qualidade para os nossos utentes.


Tentamos realizar atividades de animação adequadas para que os idosos se mantenham ativos, com estímulos positivos para uma vida mental, física, afetiva e com qualidade. Para tal, desenvolvemos atividades de animação motora, cognitiva expressão plástica, comunicação, desenvolvimento pessoal e social, lúdica e
comunitária.
Assim, a animação na terceira idade é uma forma de animação que possui como estratégia “ não dar mais anos à vida mas sim, dar mais vida aos anos”.